O atendimento móvel é uma recente tendência que surgiu após a pandemia e que em pouco tempo ganhou espaço e preferência na vida de muitos pacientes nos laboratórios.
Antes da pandemia, realizar exames de rotina em casa não era algo acessível a todos, sendo um serviço mais voltado para casos específicos, como de pacientes com dificuldade de locomoção, acamados, ou com algum tipo de necessidade especial. Esse tipo de cuidado era conhecido como coleta domiciliar.
Com a pandemia e o número crescente de infecções pelo Covid-19, os laboratórios tiveram que se adequar às novas demandas e às recomendações estipuladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que fez com que o atendimento domiciliar fosse se popularizando cada vez mais, adaptando o seu formato para atender os demais públicos.
De acordo com pesquisas realizadas pela BBC News Brasil, cerca de metade da população brasileira enfrenta impactos na saúde mental devido à pandemia, manifestando sentimentos frequentes de ansiedade, insônia e depressão. A fobia social tem levado muitos a optarem pela coleta domiciliar, visando evitar aglomerações e reduzir o risco de infecção e transmissão do vírus. Assim, a coleta domiciliar surge como uma solução para minimizar as chances de contaminação.
Com essa repercussão, a coleta domiciliar passou a ser conhecida como Atendimento Móvel, o que antes era um serviço voltado apenas para atendimento a domicílio, agora se tornou muito comum as empresas buscarem esse tipo de serviço.
Com isso, esse serviço passou a ser mais procurado durante a pandemia e permanece até os dias de hoje. Por isso, separamos algumas dicas para te auxiliar a oferecer um atendimento móvel eficiente aos seus pacientes . Confira a seguir!
Adeque o seu laboratório
Para oferecer um atendimento móvel eficiente, é necessário preparar toda a equipe do laboratório para que a coleta seja bem executada, além de tomar os devidos cuidados com a saúde do paciente.
Outra questão importante, é que esse serviço demanda locomoção, portanto é preciso disponibilizar um veículo adequado aos colaboradores para que possam se locomover com segurança.
Para realizar um atendimento de qualidade, é muito importante contar com profissionais experientes, pois eles serão os responsáveis por conduzir todo o atendimento de forma individualizada e cuidadosa. Além disso, a equipe precisa estar preparada para lidar com as situações mais adversas, uma vez que esse atendimento é realizado nas casas e ambientes de trabalho dos pacientes.
Entenda o comportamento dos seus pacientes
O comportamento dos pacientes vem a cada dia se modificando e exigindo um atendimento mais focado em suas principais necessidades. Antes a coleta domiciliar era pautada em pessoas com alguma dificuldade ou acamadas, já hoje é uma opção que também inclui os grupos que buscam por mais agilidade, qualidade e conforto.
Por esse motivo, é importante que o seu laboratório esteja pronto para atender esse público, de modo a alcançar satisfação dos seus pacientes, e levá-los à fidelização da marca e de seus serviços.
Realize coleta no meio corporativo
As empresas também aderiram significativamente esse tipo de serviço, conhecido como delivery de saúde. Na época da pandemia, com todas as restrições, muitas empresas tiveram que começar a utilizar essa nova função, levando em consideração a segurança e cuidado com a saúde dos funcionários, evitando que fossem expostos aos riscos biológicos do laboratório.
Até os dias de hoje, muitas organizações optaram por manter esse tipo de serviço, devido às inúmeras vantagens que ele trouxe aos pacientes como, flexibilidade de horários, economia de tempo no deslocamento e segurança.
Conte com um sistema de gestão
Um sistema de gestão faz toda a diferença quando nos referimos a uma rotina organizada e com agilidade.
Por isso, o Jalis oferece uma funcionalidade, que auxilia os colaboradores do laboratório a realizarem um melhor controle dos agendamentos de coleta domiciliar, além de emitir a requisição do paciente de forma automática.
Logo, evitando que a equipe tenha que realizar o cadastro do paciente manualmente, simplificando o processo e agilizando nos diagnósticos dos exames.
Portanto, se você deseja oferecer um atendimento diferencial em seu laboratório, temos certeza que essas dicas vão te ajudar, além de que essas mudanças irão contribuir em muito para a satisfação e fidelização dos seus pacientes e parceiros.