Atendimento laboratorial

4 dicas para um melhor atendimento aos pacientes idosos no laboratório

Preparamos quatro dicas para ajudar o seu laboratório a proporcionar um atendimento ainda melhor para o público da terceira idade. Confira!


Compartilhe

4 dicas para um melhor atendimento aos pacientes idosos no laboratório

Contar com um bom atendimento é uma das principais qualidades de um bom estabelecimento. Por isso, investir em um atendimento de excelência é um dos principais diferenciais para proporcionar uma melhor experiência aos pacientes e contribuir para a fidelização deles, principalmente quando se trata do público de terceira idade. 

Sendo assim, para atender bem a terceira idade é preciso ter em mente um olhar mais sensível, fatores como simpatia e paciência são fundamentais nesse momento, assim como outras habilidades que devem ser desenvolvidas para atender bem esse nicho. 

Pensando nisso, separamos 4 dicas para ajudar você a atender melhor essa população. Confira! 

1. Ofereça Atendimento Domiciliar

Muitos pacientes idosos têm dificuldade de locomoção ou são acamados, tornando a coleta de exames em casa uma opção mais confortável.

Esse serviço permite que eles realizem seus exames de forma segura, prática e sem sair de casa. Além de preservar a privacidade do paciente e seus dados médicos, essa abordagem reduz o risco de contaminações, lesões ou quedas relacionadas à visita ao laboratório, promovendo uma melhor saúde para esses pacientes.

Outra opção que pode facilitar a vida do paciente e de seus familiares é a coleta in-drive, realizada dentro do carro. O familiar leva o paciente até a unidade de coleta, faz a ficha de cadastro dos exames na recepção e a técnica faz a coleta do material biológico dentro do carro, evitando a necessidade de entrar no laboratório, proporcionando ainda mais conforto e tranquilidade!

2. Invista em um Atendimento Personalizado

É importante ressaltar que cada paciente é único e atendê-los de acordo com suas necessidades, fortalece a imagem de humanização e empatia.

Preparar a equipe para uma comunicação eficaz e clara é fundamental para fazer com que o paciente se sinta valorizado e parte importante da sociedade, garantindo uma experiência positiva desde o início até o fim do atendimento.

3. Promova Descontos e Benefícios

Desenvolver vouchers com descontos em exames de rotina e programas de fidelidade pode incentivar ainda mais os idosos a cuidarem de sua saúde.

Dispor de uma equipe bem treinada e disposta a ajudar também é um diferencial quando se trata de incentivo, as pessoas associam lugares a experiências positivas e negativas.

Portanto, treinar a equipe para oferecer o melhor atendimento possível é essencial para auxiliar os pacientes a obterem um diagnóstico ágil e de qualidade com satisfação.

4. Disponibilize Tecnologias Inclusivas

A terceira idade também está se adaptando às tecnologias digitais, e oferecer ferramentas como notificações de Resultado dos Exames por SMS pode ser altamente benéfico.

O Sistema Jalis conta com essa funcionalidade, proporcionando autonomia aos pacientes, permitindo que saibam quando os resultados estão prontos. Essa é uma maneira de utilizar a tecnologia para facilitar o dia a dia e reforçar a imagem de atenção da marca ao paciente.

Portanto, agora que você já sabe as principais dicas para realizar um melhor atendimento ao público da terceira idade, inicie essas mudanças e garanta a máxima eficiência do seu laboratório.
 

Sistema de Gestão para Laboratório de Análises Clínicas

Tudo o que o seu laboratório precisa em um único sistema

Saiba mais

Newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre o universo laboratorial no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos selecionados e novidades sobre o mercado.

Digite o seu nome.
Digite o seu e-mail.
Ao clicar no botão acima, declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.