Acessibilidade é uma palavra muito conhecida, mas você sabe de fato o que ela significa? Podemos entender a acessibilidade como formas de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiências em qualquer ambiente.
Os laboratórios devem enxergar a acessibilidade como um princípio a ser seguido, para que os atendimentos alcancem a todos os tipos de clientes. Além disso, algumas medidas estão previstas na legislação e são fiscalizadas pelos órgãos competentes, como a infraestrutura e atendimento adequados a cada necessidade dos pacientes.
Confira algumas sugestões de medidas que você pode implementar em seu laboratório para atender melhor as pessoas que possuem algum tipo de deficiência:
Providencie sinalização adequada 👨🦽
A utilização de sinalização adequada a cada tipo de necessidade é um cuidado extremamente importante que pode ser feito por meio de símbolos, placas e pisos táteis, e devem ser utilizadas em entradas, áreas comuns, vagas de estacionamento e sanitários.
Ofereça um atendimento acolhedor 👩🦽
As pessoas com deficiência precisam se sentir à vontade para serem elas mesmas nos ambientes, isso diz respeito à forma como elas são atendidas, como elas circulam pelo laboratório e como elas conseguem realizar as atividades sem precisar pedir ajuda. É imprescindível que seus colaboradores sejam treinados para que isso aconteça de forma natural.
Promova a inclusão de pessoas com deficiência 👨🦼
Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, atualmente 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, o que corresponde a 24% da população. Pensando nisso, é necessário cada vez mais, a implantação de ações que atendam a esse público. Seja na contratação ou em atividades de inclusão e acolhimento.
E aí, você já tinha pensado nisso antes? Os cuidados relacionados à acessibilidade podem transformar o seu laboratório em um lugar que seja ideal para todas as pessoas.
Se você deseja ter acesso a mais conteúdos como esse, inscreva-se em nossa Newsletter!