O retrabalho é um problema que dificulta muito a vida dos gestores de laboratórios clínicos, afinal, quando essa adversidade acontece, as entregas costumam atrasar, além de existir um maior desgaste na rotina dos funcionários e até mesmo perda de lucros.
Além disso, essa é uma situação desconfortável também para os pacientes, pois quando existe a necessidade de recoleta, o laboratório precisa entrar em contato com o paciente e notificar que será necessário refazer o exame, toda essa situação gera uma insatisfação do cliente, que terá que passar por todo o processo de coleta novamente.
Pensando nisso, listamos algumas dicas para auxiliar os gestores a evitarem o processo de retrabalho em seu laboratório de análises clínicas.
Se interessou? Continue a leitura para saber mais. 😃
1. Padronize os processos
Processos são extremamente necessários em todas as empresas e devem ser seguidos para um bom funcionamento das atividades e para uma boa entrega aos clientes. Em um laboratório não é diferente, é necessário que exista um alinhamento de tarefas desde o primeiro contato com o paciente, até a entrega dos resultados de exames.
Essa padronização é necessária para que problemas como o retrabalho sejam evitados ao máximo, uma vez que eles geram perda de tempo e custos extras. Além disso, quando os processos são bem alinhados e definidos, os colaboradores se sentem mais seguros para realizar suas tarefas.
Com o alinhar as atividades, o tempo dos colaboradores também é otimizado, possibilitando que mais tarefas sejam feitas e consequentemente que mais pacientes sejam atendidos, o que melhora a eficiência dos serviços e impacta no faturamento.
2. Realize um planejamento estratégico
Ter um bom planejamento estratégico, é fundamental para que cada colaborador saiba bem quais são as atividades que devem ser desempenhar no laboratório, tornando mais fácil a realização da triagem e a identificação dos erros cometidos, não para que punições sejam aplicadas, mas para que melhorias sejam realizadas.
Além disso, esses planejamentos podem indicar o caminho que os colaboradores precisam seguir para alcançar determinadas metas, pois com esse direcionamento é possível que os gestores verifiquem se o laboratório está funcionando como deveria, e assim caminhando cada vez mais para uma excelência.
3. Pratique ações de endomarketing
Quando falamos de endomarketing, estamos nos referindo a ações, treinamentos e qualificações que são realizadas na empresa com foco nos colaboradores, de modo que eles se sintam mais animados a realizar suas tarefas. Essa prática é muito importante, pois o ambiente de trabalho está diretamente ligado na produtividade e no desempenho dos colaboradores.
Sendo assim, é necessário que sejam realizadas ações como, treinamentos de capacitação dos colaboradores e avaliações de clima organizacional, dessa forma, é possível entender como está o aprendizado de cada um e como os colaboradores enxergam a empresa e o ambiente de trabalho.
Além disso, é possível realizar ações de integração, esse tipo de conduta serve para integrar os colaboradores. As ações que fortalecem o espírito de equipe pode ser happy hours, almoços e comemorações de aniversários no final do mês, são ações simples que geram muito resultado.
4. Automatize os processos
A tecnologia é uma grande aliada da medicina diagnóstica, sendo uma excelente ferramenta para gestão laboratorial.
Muitas das tarefas que precisam ser refeitas em um laboratório estão relacionadas à questões administrativas, como o agendamento de horários para a coleta de exames, questões relativas à gestão financeira, gestão de estoque, de colaboradores, entre outras.
Sendo assim, adquirir um sistema de gestão laboratorial auxilia a evitar erros em todas essas etapas. Um bom sistema é capaz de automatizar processos e garantir a segurança das informações, além de possuir rastreamento total dos dados.
Por fim, não temos dúvidas que seguindo essas dicas, você notará uma grande melhora nos processos do seu laboratório, que vão contribuir para a diminuição do retrabalho.