No dia 28 de Maio de 2020 o Ministério da saúde publicou a Portaria 1.792, que diz respeito a obrigatoriedade dos Laboratórios em notificar o Ministério da Saúde sobre todos os resultados de COVID-19, tanto positivos, negativos ou inconclusivos, isso tudo, dentro do prazo de 24 horas após o diagnóstico.
O objetivo dessa obrigatoriedade é auxiliar e promover o compartilhamento de resultados de exames da COVID-19, permitindo a visualização dos mesmos, pelos cidadãos e pelos profissionais de saúde envolvidos nos cuidados da pandemia, além claro, de auxiliar nas estratégias para combate da doença.
Independente da quantidade de exames que o seu laboratório realiza, essa atividade demanda tempo, atenção e muita responsabilidade, uma vez que não podem ocorrer falhas no processo, além disso, segundo Ministério da Saúde, todos os laboratórios serão fiscalizados pelos gestores de saúde local.
Como notificar a RNDS?👀
Primeiramente é necessário que os laboratórios realizem uma certificação digital, que pode ser no CNPJ do laboratório ou no CPF do proprietário. Após essa certificação é necessário realizar um credenciamento na RNDS, através do portal de serviços do Ministério da Saúde.
Após esse credenciamento, todos os resultados precisam ser enviados para o Ministério da Saúde, o DATASUS disponibiliza em seu site todas as orientações para que os gestores consigam realizar essa atividade.
No entanto, como já pontuamos, uma pessoa precisa ficar responsável por esse serviço, o que demanda exclusividade de agenda e muita responsabilidade.
Descumprimento 😓
Caso o seu laboratório não disponibilize os resultados, ele estará descumprindo a Portaria 1792, o que poderá configurar em algumas penalidades, sendo elas:
Infração sanitária;
Multas;
Advertências;
Interdição do estabelecimento.
Atenção ao reenvio de exames
Se você já tem a RNDS, solicitamos que você entre em contato com o setor de suporte e agende a sua atualização da RNDS para que seu laboratório possa ficar em conformidade com o Ministério da Saúde e para que a rotina dos colaboradores seja mais funcional e ágil.
Em dezembro de 2021, o banco de dados do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker, fazendo com que seja necessário um reenvio dos diagnósticos. Pensando no bem estar de nossos clientes e na rotina do laboratório, realizamos uma configuração na RNDS, para que seja possível fazer o reenvio dos exames de forma rápida.
Fazemos por você! 🤩
Os clientes Jalis, possuem uma integração com a RNDS, possibilitando que o processo ocorra de forma ágil e descomplicada, uma vez que dentro da RNDS foi desenvolvido um serviço para que os laboratórios possam compartilhar os resultados dos testes de covid.
Essa integração que o Jalis realiza, encaminha os resultados de COVID-19 que o seu laboratório realiza, dessa forma, você não precisará se preocupar com o envio.