Quem deseja atuar no mercado de diagnósticos precisa seguir diversas normas solicitadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), afinal, dentro do mercado de saúde os cuidados com o público e colaboradores deve ser minucioso.
Além da Anvisa, os estabelecimentos do segmento de saúde no Brasil, são fiscalizados por órgãos federais, estaduais e municipais, sendo assim, é necessário que o seu laboratório cumpra todas as normas.
Existem 4 normas principais criadas pela Anvisa para laboratórios de análises clínicas:
👉 RDC nº 050/2002 – Responsável pela aprovação do regulamento técnico destinado ao planejamento, programação, elaboração, avaliação e aprovação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
👉 RDC nº 302/2005 – Regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos.
👉 RDC nº 306/2004 – Regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
👉 RDC nº 063/2011 – Requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde.
🚨 IMPORTANTE:
Diferente do que muitos pensam, a fiscalização da vigilância sanitária não existe para aplicar multas ou complicar a rotina dos laboratórios, muito pelo contrário ela é responsável por assegurar que todos os laboratórios de análises clínicas operem de acordo com os padrões de segurança, proporcionando extrema qualidade aos serviços oferecidos para população.
Se você está pensando em abrir um laboratório de análises clínicas, é preciso estar atento a diversas normas estabelecidas para o seguimento, sendo assim, indicamos o ebook abaixo, que contempla diversos temas extremamente importantes para esse momento.