Marketing Laboratorial

5 dicas de marketing para aumentar a visibilidade do laboratório

Pensando em auxiliar o seu laboratório a também ampliar a comunicação, preparamos 5 dicas de como investir em marketing laboratorial!


Isabelli Raiacovitch

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5 dicas de marketing para aumentar a visibilidade do laboratório

O número de laboratórios cresceu muito nos últimos anos, isso porque a população está cada vez mais preocupada com o estilo de vida que levam, além dos desafios que enfrentamos com a pandemia do COVID-19, que tornou ainda mais necessário o crescimento de laboratórios no país. 

Esse crescimento é extremamente favorável para a saúde dos brasileiros, no entanto, a competitividade aumentou, e os laboratórios precisam se reinventar ainda mais para se destacarem dentro do setor. 

Sendo assim, muitos gestores decidiram ampliar seus meios de comunicação e estão criando estratégias para aumentar seus laboratórios e fidelizar pacientes. Pensando em auxiliar o seu laboratório a também ampliar a comunicação, preparamos 5 dicas de como investir em marketing laboratorial

1. Escolha os meios de comunicação que você deseja atuar 

Atualmente existem inúmeros canais de comunicação, no entanto, não é possível criar estratégias e produzir conteúdos para todos. Por isso, nossa indicação é que você inicialmente, invista em três meios: 

Site 💻

Um site auxilia seu laboratório a ganhar visibilidade, demonstra credibilidade e pode até aumentar suas vendas. Além de, ser um grande diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.

Facebook 📱

O Facebook é a rede mais utilizada no mundo, só no Brasil existem 130 milhões de usuários ativos, isso quer dizer, que a probabilidade dessas pessoas conhecerem o seu laboratório é bem maior, se você estiver dentro da rede apresentando os seus benefícios. 

Instagram 📷

Outra rede social em constante evolução é o Instagram, no Brasil, existem cerca de 99 milhões de usuários ativos. Esse também é um excelente canal para você disponibilizar informações sobre o seu laboratório. 

2. Produza conteúdos atrativos

Já falamos sobre os canais em que você pode estar disponibilizando informações, mas o que você deve produzir? Quais são os conteúdos que podem auxiliar na credibilidade e crescimento do seu laboratório? 

Bom, existem alguns exercícios que podem auxiliar a produção de conteúdos

Pense no seu público e nos seus serviços, o que você como consumidor gostaria de saber? 

Não deixe de postar seus canais de atendimento e endereços; 

Produza notícias e dicas sobre os exames que você realiza, fale sobre os diagnósticos e prevenções; 

Seja humano! Isso quer dizer, que você pode produzir conteúdos que envolvam sonhos, desejos e emoções;

Não esqueça das datas comemorativas e campanhas de conscientização. 

3. Crie um calendário de conteúdos 📅

A nossa dica é que você tenha um calendário de conteúdos próprios, acrescente as principais datas e os meses de conscientização e prevenção da área da saúde, essa organização, vai permitir uma produção de conteúdos inteligentes e bem escritos, uma vez que sem organização, ficamos mais passíveis a cometer erros.

4. Conte com seus colaboradores 

Um laboratório possui diversos funcionários de áreas distintas, contar com o auxílio desses profissionais na produção de conteúdo, faz toda diferença. Um médico, por exemplo, pode falar especificamente sobre alguma doença e os exames que podem auxiliar no diagnóstico.

Já uma Recepcionista, pode falar sobre a importância de levar todos os documentos necessários no dia da coleta e os Biomédicos, podem falar sobre os processos de diagnóstico. 

Essa produção em grupo, faz com que você tenha uma gama alta de conteúdos e com altíssima qualidade, dessa forma cada um irá contribuir com um assunto de sua especialidade, proporcionando diversos temas.

5. Analise seus resultados 

Por último e não menos importante, realize uma análise mensal dos seus resultados, dessa forma, você poderá entender o que está e não está funcionando para o seu laboratório. Busque entender quais foram os conteúdos mais curtidos, comentados e se as pessoas estão conhecendo seu laboratório por meio das redes sociais. 

E não pense em desistir, uma boa comunicação é um caminho que leva tempo e a credibilidade é adquirida com muito esforço e comprometimento.

Caso não esteja funcionando, mude o caminho, mas não sua meta! 🤗

Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas! Temos certeza que seu laboratório crescerá ainda mais caso você as siga. 

P.S.: Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com amigos da área! 

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