Nos últimos anos, aprendemos a ter novos cuidados e desenvolvemos novos hábitos, como utilizar máscaras e álcool em gel. Apesar disso, devemos continuar nos cuidando e realizando exames preventivos contra outras doenças, como o câncer de mama e de próstata.
É de extrema importância que os laboratórios realizem campanhas regulares de conscientização sobre a prevenção dessas doenças e como já é convencional, há certos períodos do ano destinados à cada uma delas.
Outubro Rosa: Prevenção do câncer de mama 🎀
O principal objetivo dessa campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença, afinal segundo o Instituto Oncoguia, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.
Novembro azul: Prevenção do câncer de próstata 💙
Conhecido mundialmente como o mês de conscientização à prevenção do câncer de próstata. Assim como o câncer de mama, 90% dos casos de câncer de próstata diagnosticados em fase inicial têm cura.
No entanto, segundo o Centro de Referência em Saúde do Homem, o cuidado com a saúde masculina ainda é muito pequeno, 50% dos homens só procuram tratamento para um problema de saúde quando algum sintoma atrapalha muito a sua rotina.
Confira algumas dicas de ações que o seu laboratório pode realizar:
Ofereça descontos aos pacientes
Vale lembrar que o fator financeiro pode ser um empecilho para muitas pessoas e oferecer descontos para a realização de exames preventivos contra essas doenças é uma boa maneira de incentivá-las.
Para o outubro rosa, você pode selecionar exames como o de mamografia, ultrassom, check-up laboratorial básico e também para a vacina do HPV.
Já para o novembro azul, você pode disponibilizar descontos no PSA, toque retal, ultrassom e também o check-up laboratorial básico, incentivando esse cuidado com toda a saúde.
Marque presença nas redes sociais
As redes sociais são canais poderosos para dividir informações e para explorar todo o seu potencial, é importante produzir conteúdos que sejam relevantes para a sua audiência.
Por isso, é interessante contar com o auxílio de outros profissionais da saúde na produção de conteúdos relevantes sobre o assunto, como artigos e informativos relacionados a fatores de risco, principais sintomas, exames preventivos, entre outros.
Outra ação que costuma funcionar muito bem é o compartilhamento de histórias inspiradoras de pessoas que venceram a luta contra o câncer. Geralmente, esse tipo de conteúdo gera conexões emocionais fortíssimas e amplia o alcance e reconhecimento de marca.
Crie ações presenciais
Para expandir o efeito gerado pelas ações já mencionadas, é indicado que a campanha esteja presente na rotina e no espaço físico do laboratório, envolvendo os seus pacientes e colaboradores.
Incentive os colaboradores do laboratório a tratarem do assunto com os pacientes, além de estimulá-los a utilizarem roupas ou acessórios que simbolizem a luta durante o período da campanha.
Além disso, é possível transformar os materiais das redes sociais em cartilhas e distribuí-las no laboratório, ampliando o impacto e promovendo uma maior reflexão sobre o assunto.
Esperamos que o seu laboratório possa aproveitar algumas dessas dicas e colaborar com a conscientização das pessoas sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce.
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