O fluxo de caixa é parte importante do cotidiano de uma empresa, com os laboratórios de análises clínicas não é diferente, é necessário muita atenção na organização dessa etapa, para que o laboratório tenha um crescimento sustentável.
Sendo assim, para o bom funcionamento do fluxo de caixa é necessário contar com planejamento, organização e um bom controle dos dados, independentemente do porte da empresa, afinal, todos os dias há entrada e saída de recursos, que precisam estar sob a supervisão de um responsável.
Pelo laboratório ser uma instituição de saúde que demanda tanta atenção em pequenos detalhes, nem sempre é dada a devida importância ao fluxo de caixa. Mas ter conhecimento sobre essa área e sobre a gestão financeira como um todo, possibilita melhorias tanto internamente como para os pacientes.
Portanto, mesmo com todas as demandas laboratoriais, é fundamental obter um bom controle do fluxo de caixa, sendo assim, segue algumas dicas valiosas que você pode levar em consideração na hora de realizar esse controle:
👉 Anotar entradas e saídas;
👉 Registrar todas as informações financeiras;
👉 Manter comprovantes de operações;
👉 Acompanhar a evolução (dentro do prazo definido);
👉 Realizar previsões do futuro financeiro;
👉 Contar com um sistema de gestão.
Seguindo essas dicas, será possível monitorar todo o fluxo de caixa, possibilitando uma avaliação completa de como o laboratório tem se desenvolvido. Além disso, acompanhar esse fluxo, possibilita um cuidado mais preventivo, afinal, você consegue antecipar os problemas que podem vir a acontecer.
Qual o benefício do fluxo de caixa para laboratórios?
Por meio do monitoramento do fluxo de caixa, é possível fazer projeções quanto a sobra ou falta de dinheiro, o que possibilita um planejamento mais eficaz, além de auxiliar na tomada de decisões, seja na precificação de um serviço ou em oscilações econômicas.
É importante estar atento para que nenhuma operação fique de fora, todas as despesas e gastos devem ser registrados e as movimentações devem ser conciliadas com os valores presentes no banco.
Muitos administradores optam por fazer o fluxo de caixa para laboratórios em planilhas, porém, o mais recomendado são os sistemas de gestão.
Além disso, outra forma de ter uma gestão mais apropriada sobre as contas a pagar e receber, é negociando com os fornecedores os prazos de entrega, os prazos precisam estar aliados com os recebimentos dos clientes, dessa forma, você garante que não faltará recurso para quitar essas despesas.
Se você gostou desse conteúdo e deseja aprender mais sobre gestão financeira para laboratórios, nós criamos um e-book completo e gratuito que ajuda o seu laboratório de diversas formas, ensinamos em forma de passo a passo, como ter um laboratório mais lucrativo.