Apesar de o planejamento estratégico ser muito falado no mundo dos negócios, percebemos que há uma grande quantidade de gestores que não conhecem a real importância dessa ferramenta para o bom desempenho do laboratório.
Por definição, planejamento estratégico é o processo de elaboração dos métodos de uma organização, passando pela identificação do caminho que será realizado até que as metas sejam alcançadas.
Em outras palavras, o planejamento estratégico para o laboratório mapeia a situação atual e traça o caminho que deve ser seguido para que todos cheguem onde desejam estar no futuro, semelhante a um GPS, que do ponto de partida calcula uma rota até o destino.
Existem alguns pontos que tornam o planejamento estratégico importante para os laboratórios, são eles:
Traçar objetivos futuros mais viáveis:
Com um planejamento estratégico, o laboratório não fica à mercê da competitividade do mercado, pois terá planos bem definidos e viáveis para sobreviver e avançar, esse diferencial permite que possíveis crises sejam controladas e mudanças de rota sejam realizadas, antes mesmo que os obstáculos apareçam. Toda essa visão possibilita que os objetivos futuros sejam traçados com um olhar mais realista e positivo.
Auxilia na manutenção e crescimento:
Uma vez que o planejamento estratégico permite ter uma visão mais clara dos próximos passos, o laboratório avança com mais facilidade, pois como comentamos, fica mais fácil conhece os pontos que precisam ser repensados e aprimorados, além disso, amplia os esforços nos pontos que já são fortes o bastante.
Estrutura os passos da organização:
O planejamento estratégico é capaz de estruturar a organização no sentido de que a instituição passa a ter a missão, os valores e os objetivos de curto e longo prazo bem esclarecidos. Com essa perspectiva, todas as ações são realizadas, possibilitando um fluxo de decisões possível de ser executado sem que as decisões sejam apoiadas em achismos.
Acima de qualquer coisa, o fator mais importante para o planejamento estratégico do seu laboratório vem a seguir: ser bem estruturado e de acordo com a realidade da sua empresa.
Não adianta seguir modelos prontos que foram pensados para uma realidade diferente da sua, afinal, o planejamento tem que estar alinhado com os objetivos e perspectivas do seu laboratório.
Isso se dá porque o planejamento estratégico vai muito além de apenas seguir um modelo pronto, afinal, um plano por si só não é garantia de sucesso, ao menos que ele tenha sido pensado para encaixar com os moldes, missão, visão, objetivos e propósitos do seu negócio. Assim, os resultados alcançados tendem a ser muito satisfatórios.
Apesar de tudo que foi apresentado até aqui, se você está abrindo um laboratório pode consumir um conteúdo ainda mais detalhado, veja mais clicando aqui.
Se você gostou desse conteúdo e pretende colocar em prática, o Sistema Jalis é uma solução completa para o seu laboratório!