Diversas são as atividades para conciliar quando falamos sobre a gestão financeira de um laboratório, no entanto, uma coisa é certa, para ter uma administração eficiente de todas as tarefas, é fundamental contar com uma boa organização.
Percebemos que alguns laboratórios erram na hora de realizar a precificação dos exames, isso pode acontecer por diversos fatores, os mais comuns são:
- Não avaliar os valores do mercado;
- Não conhecer bem o seu público;
- Não fazer um controle e um acompanhamento correto do caixa;
- Não pesquisar os laboratórios de apoio com melhor custo benefício;
- Entre outros.
Sendo assim, é importante que você aprenda um pouco mais sobre o assunto, para depois realizar a precificação dos exames do seu laboratório.
Primeiramente, é importante ressaltar que a precificação não é uma tarefa tão simples, visto que é necessário levar em conta diversos fatores para chegar ao preço ideal.
Indicamos que seja realizada uma análise em relação aos valores praticados no mercado, assim como, os valores que o seu público está disposto a pagar.
Dica: Preços muito elevados afastam clientes e taxas muito baixas geram prejuízos.
Precificação de exames: como funciona?
Para fazer a precificação dos serviços, é fundamental avaliar os custos e as despesas do laboratório.
Os custos envolvem todos os gastos que os gestores têm em relação a sua produção, por exemplo:
- Tubos de coleta;
- Luvas;
- Equipamentos;
- Uniformes;
- Sistema operacional;
- Entre outros.
Já as despesas englobam o pagamento de algum produto ou serviço cujo objetivo é suprir uma necessidade geral, por exemplo:
- Conta de energia do laboratório;
- Pagamento de internet;
- Materiais necessários para o dia a dia, como canetas, copo descartável etc.
Outro fator importante para a precificação dos exames, é definir a margem de lucro que o laboratório vai utilizar, não existe um valor ideal, mas é importante considerar um valor realista. Para fazer o cálculo do lucro líquido, é necessário considerar a diferença entre o faturamento total e todas as saídas do caixa.
A seguir, abordaremos os principais cálculos apontados pelo Sebrae para te ajudar na precificação dos serviços. Confira:
Cálculo da mão de obra direta
Para calcular o valor da hora de trabalho dos colaboradores, considere a fórmula a seguir: custo da hora de trabalho = (valor dos salários dos profissionais x encargos sociais) / (número de empregados x 160 horas).
Cálculos dos materiais diretos
Nesse cálculo, é preciso calcular o valor dos materiais utilizados no serviço. Considere reagentes, seringas, aparelhos, luvas, tudo o que for considerado material.
Cálculo do custo unitário do serviço
Nesse ponto, você vai considerar o cálculo da soma entre o custo da mão de obra direta e o custo do material.
Cálculo dos custos fixos
É preciso considerar, em um mesmo período, o custo fixo médio e a receita bruta média daquele intervalo de tempo. Utilize as fórmulas abaixo para conseguir calcular:
percentual do custo fixo em relação à receita bruta = (custo fixo médio / receita bruta média) x 100.
CF% = (CFM / RBM) x 100
Custos variáveis de renda
Os custos variáveis de venda são impostos como o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que variam conforme o regime de tributação do laboratório. Para saber quais são esses percentuais, consulte seu contador.
Definição da margem de lucro
A Margem de Lucro é o lucro esperado pelo gestor após pago todos os custos. Para a fixação da margem de lucro, a empresa deverá ficar atenta e verificar além do seus custos, também o preço praticado pelo mercado.
Cálculo da taxa de marcação
Ao reunir todos os elementos para calcular o preço de venda da mercadoria, é possível encontrar a taxa de marcação.
A Taxa de Marcação é o fator que vai definir o preço de venda do serviço, para calcular é possível usar a seguinte fórmula:
taxa de marcação = 100 / [100 - (percentual de custo fixo + custo variáveis de venda + margem de lucro). Ou seja, TM = 100 / [100 -(%CF + CVV + ML).
Cálculo do preço de venda
O preço de venda é obtido com a seguinte fórmula: preço de venda = custo unitário do serviço x taxa de marcação (PV = CUT x TM).
Essas são apenas algumas dicas básicas, que podem te ajudar na hora de realizar a precificação dos exames, no entanto, é fundamental considerar a adesão de um sistema para auxiliar na organização e controle desses cálculos, dessa forma o seu laboratório poderá contar com uma gestão financeira mais eficiente.
Além disso, busque se aprofundar nesse assunto, quanto mais você souber sobre essa temática, mais fácil ficará cuidar da sua gestão! Para te ajudar, nós preparamos um e-book completo e gratuito sobre gestão financeira para laboratórios. Baixe já o nosso preenchendo os campos abaixo.