As empresas que buscam modernização e um maior alcance de clientes, usam as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços, essa estratégia além de alcançar mais pessoas, ajuda na fidelização, pois estreita as relações, deixando o público muito mais próximo.
No entanto, apenas criar uma conta nas redes não é o suficiente, para que o perfil do seu laboratório seja engajado e bem-sucedido, é necessário investir em uma comunicação de qualidade e também na produção dos conteúdos que entregam valor ao cliente, para isso, é necessário pesquisar referências, estudar os conteúdos que estão em alta e usar a criatividade.
Sendo assim, viemos falar um pouco sobre o TikTok, nessa plataforma já existem diversas categorias e nichos de mercado, inclusive o da saúde. É possível encontrar biomédicos, médicos, farmacêuticos, nutricionistas e outros diversos profissionais da saúde, que elaboram conteúdos mostrando que independente do setor, existe espaço e público que queira consumir os temas abordados. Portanto, esse é um ótimo canal para o seu laboratório explorar!
Se você tem interesse em saber mais sobre essa rede, separamos boas práticas para te ajudar a desenvolver um perfil engajado e divertido, mas ainda assim profissional para o seu laboratório. Confira!
Defina a sua persona
A persona é um perfil semi-ficcional que é criado para representar seu cliente perfeito. Esse processo envolve muito estudo, sendo necessário encontrar caracteres do seu público ideal e acrescentá-lo na persona, se você já realizou esse estudo de mercado, pode reaproveitá-lo nesse momento.
O grande diferencial da persona, é que ao contrário do público-alvo, ela busca dar vida ao consumidor que você realmente deseja atingir, por isso, além de dados demográficos, é importante atribuir elementos estatísticos, como as dores, motivações, necessidades e preferências do consumidor.
No caso do laboratório, você pode fazer um exercício levando em conta como seria o paciente ideal do seu laboratório, a idade, a classe social, o que ele gosta e o que ele procura.
Todas essas informações te ajudarão a elaborar conteúdos interessantes para divulgar o seu laboratório no TikTok e que de fato, atinjam os seus potenciais clientes.
Publique conteúdos originais
Para gerar engajamento no Tiktok é preciso ser original. O público presente nesta plataforma tem acesso a um número infinito de conteúdo todos os dias, portanto, só replicar os mesmos materiais não ajuda a chamar atenção, é preciso inovar!
Entendemos que criar conteúdo não é uma tarefa fácil, sendo assim, você pode pesquisar os áudios virais ou os conteúdos em alta da semana, e adaptá-los para o segmento do seu laboratório.
Recomendamos que selecione algumas referências e use a sua criatividade!
Selecionamos alguns formatos de vídeo populares do TikTok que você pode testar:
- Vídeos com narração, onde é possível disponibilizar o vídeo e acrescentar uma narração por cima;
- Duetos, que são a parceria entre duas contas. Por meio deles é possível realizar desafios, ou vídeos de dublagem com usuários de outras contas;
- É possível também compartilhar a rotina do seu laboratório, para que as pessoas conheçam os bastidores do seu espaço;
Realize parcerias com influenciadores
Os influenciadores digitais tem um público altamente segmentado e credibilidade para falar sobre o assunto que dominam, além disso são figuras que podem garantir diversas vantagens, principalmente pela capacidade de gerar engajamento.
É interessante você realizar uma pesquisa sobre os influenciadores do segmento da saúde, pode ser um estudante de biomedicina, um biomédico ou até médicos.
É importante que o público deles se assemelhe ao perfil da audiência que você quer atingir, ou seus esforços serão em vão.
Feito isso, você pode propor uma parceria para que o influenciador divulgue o seu laboratório no TikTok e assim, mais pessoas passarão a conhecer sobre seu estabelecimento e serviços.
Portanto, agora que você já conferiu as nossas dicas para criar conteúdos relevantes sobre o seu laboratório no TikTok, é só colocar em prática. Temos certeza que seguindo essas dicas, você irá conquistar novos pacientes e aumentar a visibilidade do seu negócio, contribuindo assim para o crescimento do seu laboratório.