Gerenciar a área financeira de um negócio não é uma tarefa fácil, sendo assim, é necessário ter os processos muito bem alinhados, por isso, uma boa forma de lidar melhor com essa atividade é criando metas financeiras para o seu laboratório.
Porém, antes de você chegar a essa definição, é necessário organizar algumas informações como, as entradas e saídas do seu caixa, realizar uma verificação de todas as despesas do seu laboratório e registrar essas informações em uma planilha ou utilizar um sistema que faça isso de forma automatizada. Feito isso, chegou a hora de definir as suas metas e objetivos.
É importante lembrar que é necessário que seja feita uma avaliação criteriosa dos passos que comentamos acima, pois as metas do seu negócio precisam estar de acordo com os dados levantados.
Como criar metas financeiras para laboratórios?
O primeiro passo é que você precisa se perguntar se as metas estabelecidas condizem com a realidade financeira do seu laboratório, afinal, é fundamental que você seja realista nesse momento, para que não se frustre depois.
Além disso, é imprescindível que você estipule um prazo para a realização dessas metas financeiras, ao definir datas para cada uma delas, fica mais fácil saber como e em que velocidade você deve ir, além disso, sem prazos, fica difícil saber quando será necessário entregar uma tarefa.
Sugerimos que você estabeleça também objetivos mensais e anuais, diferente das metas, aqui você consegue definir quais são os passos que o laboratório precisa seguir, também é importante que você compartilhe esse material com os colaboradores do seu laboratório, dessa maneira, fica mais claro para a equipe entender qual é o foco do trabalho e onde devem investir os esforços.
Quando você tem as suas metas bem definidas, é mais fácil elaborar um plano estratégico para o seu negócio.
Dica extra: Realize projeções financeiras
Com as metas e objetivos bem definidos, também é possível realizar projeções em relação ao seu laboratório, algumas empresas costumam projetar três cenários diferentes, sendo eles: otimista, pessimista e realista.
Em todas essas projeções são calculados os valores de acordo com o que você já tem em seu laboratório, essa projeção serve para se prevenir em todos os cenários que podem ocorrer. Confira cada um deles a seguir.
Cenário Otimista
No cenário otimista, é feita uma projeção pensando que a economia está favorável, nesse caso, o fluxo do laboratório vai bem e a quantidade de pacientes e serviços ofertados estão boas.
Cenário Pessimista
No cenário pessimista, é necessário considerar as oscilações econômicas, a redução do fluxo de pacientes e dos serviços realizados no laboratório, afinal, isso pode causar uma possível queda no faturamento.
Cenário Realista
Em um cenário realista, deve ser elaborada uma projeção o mais próximo possível da realidade do laboratório, portanto, é necessário que você avalie como está o impacto econômico em seu laboratório, o fluxo de pacientes e serviços ofertados.
Por exemplo, se a sua meta é atender 10 pacientes ao dia, mas o fluxo de pacientes tem sido 5, então você deve avaliar de forma realista, quais esforços são necessários, de acordo com a sua realidade para aperfeiçoar o fluxo e ao invés de mirar em 10, você pode começar por 8, por exemplo.
Sendo assim, essas são algumas das nossas dicas para te ajudar a definir as metas e objetivos do seu laboratório, seguindo esses passos você conseguirá se antecipar frente aos desafios da rotina laboratorial, criando projeções possíveis.