Assim como o Instagram e o Facebook possuem uma ferramenta exclusiva para os anúncios, o TikTok também já disponibilizou esse recurso. O gerenciador de anúncios permite a criação de campanhas pagas altamente segmentadas, que podem complementar suas abordagens orgânicas.
Portanto, se você deseja investir ainda mais na divulgação do seu laboratório, esse é um excelente recurso para captar novos clientes e atrair mais audiência.
Essa segmentação precisa ser configurada pelo usuário, além disso, o TikTok utiliza técnicas de inteligência artificial para divulgar a campanha apenas para o público mais propenso a ser impactado.
É importante ressaltar que o TikTok Ads só está disponível para perfis de marcas, para isso, é preciso ter uma conta comercial no TikTok for Business, esse formato de conta oferece recursos específicos como, métricas de desempenho, insights da audiência, ferramentas de agendamento e a possibilidade de anunciar na plataforma.
Tipos de anúncios no TikTok
Existem diversos formatos para anunciar no TikTok. A plataforma deseja oferecer uma experiência cada vez mais relevante para as marcas, com diversos tipos de anúncios que atendam a diferentes objetivos da campanha.
A seguir, falaremos sobre os principais:
Anúncios In Feed (In-Feed Ads)
Os anúncios In-Feed são veiculados no formato mais conhecido do TikTok, no feed “Para você” ou o famoso “For You”, que traz recomendações de conteúdos aos usuários baseados nos seus gostos. É uma forma nativa de anúncio, que permite incluir sons e vídeo para ganhar a atenção e engajamento dos usuários.
Branded Hashtag Challenge
O TikTok ficou muito popular por ser a rede dos desafios, onde os usuários são desafiados a fazer uma dança, usar um filtro ou produzir um determinado formato de conteúdo. Sendo assim, no TikTok Ads é possível que a marca ou empresa lance um desafio, baseado em uma hashtag e aumenta a visibilidade para conquistar mais adeptos. Esse é o formato de anúncio Branded Hashtag Challenge.
Anúncios com filtros personalizados
Outra forma de anunciar na plataforma é criar jogos divertidos, stickers, filtros e efeitos especiais, que podem ser personalizados para o seu segmento. Dessa forma, você incentiva os usuários a criarem conteúdos orgânicos com a sua marca, proporcionando uma experiência criativa e interativa com eles.
TopView
O anúncio TopView é o primeiro conteúdo que os usuários veem ao abrir o app. Por isso, esse é um dos formatos que mais chama a atenção no app. Segundo um estudo da Kantar, o TopView é o formato de anúncio preferido dos usuários, com a menor tendência de pular o anúncio, menor nível de aborrecimento e maior nível de atenção.
Agora que você se familiarizou com os tipos de anúncios do TikTok, é só escolher aquele que melhor se adequa ao seu laboratório, considerando o seu segmento, público-alvo e as suas estratégias.
Conforme você começar a anunciar nesta plataforma, é interessante fazer um acompanhamento dos dados de desempenho e dessa forma, será possível encontrar qual é o tipo de anúncio ideal para a sua conta.