O Youtube é uma rede que cresceu muito nos últimos anos, sendo assim, deixou de ser uma plataforma apenas de entretenimento e se tornou uma plataforma de negócios.
Além disso, foi por meio dessa rede que os influenciadores digitais ganharam popularidade, e assim, conquistaram uma audiência fiel, fazendo com que os programas tradicionais de TV precisassem se reinventar para não ficar para trás. Com isso, dá para perceber como essa é uma rede forte e de grande relevância.
Por isso, se você tem buscado novas formas de divulgar o seu laboratório, ampliar o seu público e ficar mais próximo dos seus pacientes, então o Youtube é uma excelente plataforma para você explorar.
Sendo assim, ao acessar o Youtube, você vai perceber que existem diversos formatos de vídeos, por isso, antes de começar a produzir os conteúdos é importante realizar uma pesquisa para entender melhor como essa plataforma funciona.
Para facilitar esse trabalho, nós elencamos os formatos mais populares, dessa forma você pode avaliar as opções e escolher o melhor para divulgar o seu laboratório no Youtube:
Podcast
O podcast é um formato muito popular, por ser um conteúdo em áudio, possui a vantagem de ser escutado quando e onde o ouvinte quiser, sem ser necessário ficar “preso” em uma tela.
No entanto, existem pessoas que preferem consumir o conteúdo visualmente, dessa forma, surgiu o videocast. Esse formato funciona de maneira similar ao podcast, a única diferença é que além do áudio, o usuário pode consumir o conteúdo em vídeo. Sendo assim, você pode criar um conteúdo e aproveitá-lo em dois formatos.
Sugerimos que você aborde nesses conteúdos, temas relacionados a campanhas de prevenção como Outubro Rosa e Novembro Azul, assim como dicas para a população sobre hábitos saudáveis ou cuidados com a alimentação, use a sua criatividade para selecionar temas que entreguem algum conteúdo de valor aos seus pacientes, despertando o interesse deles em saber mais sobre o assunto.
Essa é uma ótima forma de promover o seu laboratório no Youtube de maneira despretensiosa.
Entrevista
Esse é um formato dinâmico e bem aceito no Youtube, você pode convidar algum profissional da área da saúde e entrevistá-lo. Para isso, é necessário criar um roteiro com perguntas interessantes, para que a entrevista seja bem conduzida e relevante para quem está assistindo.
Alguns assuntos interessantes de abordar são: nutrição, os exames mais importantes para um check up anual, como ter hábitos mais saudáveis, como lidar com o estresse ou cuidados com colesterol.
Essas são apenas algumas dicas, você pode criar os conteúdos como preferir, afinal, o Youtube é uma rede dinâmica, por isso, use a sua criatividade para desenvolver bons conteúdos e ter sucesso nessa rede.
Como desenvolver uma audiência para o seu canal?
Você já entendeu como criar um canal, como planejar seus conteúdos e quais são os temas importantes de serem abordados, mas será que só isso basta para que a sua estratégia funcione?
A resposta é não. Nós sugerimos que você busque divulgar o seu canal para além da plataforma, e assim, atrair mais audiência. Veja como fazer isso a seguir!
Integre suas redes sociais
É importante não ficar preso apenas em um canal, para que a sua estratégia funcione, é necessário marcar presença em diferentes redes, para assim, aumentar sua audiência.
Certifique-se de criar uma comunicação integrada entre os canais que você já utiliza, seja ele um Site, Blog, E-mail marketing ou até nas redes sociais como Facebook e Instagram. Mencione que você conta com um canal do laboratório no Youtube, dessa forma, você poderá elaborar conteúdos complementares e mais profundos.
Faça parcerias
Outra forma de divulgar o seu canal é por meio de parcerias com marcas ou influenciadores. Você pode realizar uma pesquisa no ramo da saúde e laboratórios, e assim propor uma parceria para aquelas pessoas ou empresas que você admira e que ache interessante estarem vinculadas a sua marca.
Parcerias precisam ser boas para os dois lados, pois o seu laboratório é divulgado para o público desse parceiro, e o trabalho dessa pessoa também é divulgado para o seu público.
Essa é uma excelente forma de promover ainda mais o seu laboratório no Youtube.
Interaja com outros canais e comunidades
Busque interagir nos comentários de outros canais do Youtube, ou em grupos das redes sociais, dessa maneira, mais pessoas podem notar o seu negócio.
É importante estar atento também para a forma como você faz a divulgação, para que o conteúdo não fique só voltado para propagandas, afinal, isso afasta qualquer usuário.
Logo, interaja de forma relevante, assim a sua marca facilmente será lembrada pelo público.
Agora que você já entendeu um pouco sobre os formatos de conteúdo, é hora de planejar seus materiais, além disso, é importante realizar reuniões com o seu time e analisar os temas e conteúdos que estão em alta, busque produzir vídeos que possam entregar algo de valor ao seu público.
Atualmente, os consumidores não estão mais interessados apenas em consumir uma marca, mas em toda a experiência que ela é capaz de proporcionar, além da identificação que esse cliente sente em relação a organização. Por isso, é fundamental que você leve isso em consideração na hora de divulgar o seu negócio e os seus serviços.
Logo, agora que você já entendeu quais conteúdos são relevantes para o Youtube, é o momento de colocar em prática. Comece já a divulgar o seu laboratório no Youtube e não perca mais tempo!