O laudo laboratorial, ou popularmente conhecido como resultado dos exames, é a comprovação que a análise clínica foi realizada pelo laboratório, é esse material que o paciente usará para ter acesso ao diagnóstico.
As informações disponibilizadas neste laudo funcionam como um comprovante do serviço prestado, garantindo a qualidade desse resultado, e sendo capaz de demonstrar o profissionalismo e a segurança que o laboratório disponibiliza.
Por esse motivo, é imprescindível o cuidado na apresentação e disposição das informações do laudo laboratorial, esse é um fator importante para o sucesso do seu laboratório, ou seja, para entregar laudos completos e de credibilidade aos seus pacientes, é preciso certificar-se de que nenhuma das informações do laudo está ficando de fora.
Pensando nisso, elencamos as principais informações que devem constar nos laudos do seu laboratório:
Dados do paciente:
O laudo precisa conter o nome, idade e gênero do paciente, esses são dados fundamentais para que a entrega dos resultados seja feita para a pessoa certa. Nesse momento, é necessário certificar-se de coletar e confirmar os dados do paciente durante o atendimento e na hora da coleta, segundo a RDC 302, uma norma publicada pela Anvisa e que estabelece um padrão de qualidade para os serviços laboratoriais, é obrigatório a identificação dos pacientes e do laboratório nos laudos.
Identificação do estabelecimento:
Como comentamos, a RDC 302 também coloca como obrigatório o nome, a unidade, o endereço e a logomarca do laboratório, esses dados são fundamentais para garantir a segurança do paciente e do laboratório.
Informações do exame:
No centro do laudo laboratorial, é necessário conter algumas informações como o nome da amostra coletada e o princípio de reação utilizada, além disso, é importante sinalizar as informações sobre as condições do paciente na hora do exame, por exemplo, se ele estava ou não de jejum e por quanto tempo.
Registro e resultado do exame:
Por mais que pareça óbvio, é importante que exista um registro do exame no laboratório, assim como a data de emissão do mesmo, esse procedimento é importante porque caso venha a ser necessário o rastreamento do exame, esse registro e data possibilitam que ele seja encontrado de forma rápida. Além disso, os resultados dos exames precisam constar no laudo e de forma correta, se não, a imagem e credibilidade do laboratório vão ser prejudicadas.
Assinatura do profissional responsável:
A assinatura do responsável é a validação das informações presentes no laudo laboratorial. Atualmente, o modelo tradicional de assinaturas tem sido substituído pela assinatura digital, seguida do número de registro no conselho profissional, o que torna o processo mais ágil.
Valores de referências:
Valor de referência é um valor estatístico, que mostra a faixa de normalidade. É importante constar para a comparação com exames anteriores, se necessária.
Obs: só esse valores não são suficientes para o paciente fazer sua própria análise, os exames precisam de análise de um profissional.
Resultados anteriores:
Deixar um espaço para os últimos exames do paciente pode ser interessante, pois gera confiança por parte dos pacientes e dos médicos em seu laboratório, que ainda poderão acompanhar a evolução do quadro de saúde.
Não se pode esquecer que o laboratório é um prestador de serviços da saúde, e o laudo não deixa de ser um “produto” que será entregue ao paciente, logo, as informações devem ser apresentadas da melhor maneira, para que sua qualidade não seja colocada à prova.
Lembrando ainda que, é uma das bases para a avaliação do paciente e efetividade de possíveis tratamentos. Um trabalho tão importante, deve ser certeiro e não pode ser entregue de qualquer forma, quanto mais claro e bem entregue, maior a produtividade dos diagnósticos.
Quer saber mais? Então, acesse a nossa página clicando aqui e conheça as funcionalidades do Sistema Jalis que podem te ajudar na apresentação do seu laudo.