Nos últimos anos o número de laboratórios de análises clínicas cresceu de forma considerável no Brasil, o que pode ser muito positivo para o desenvolvimento de uma população mais saudável e com melhor qualidade de vida. Em contrapartida, a concorrência na prestação de serviços nesse segmento também aumentou bastante.
Ao analisar um cenário como esse, é indispensável que se faça o seguinte questionamento:
Como o seu laboratório tem se posicionado e qual o diferencial dele diante da concorrência?
O marketing laboratorial não é algo novo, e se você ainda não começou a se preocupar com isso, certamente já está perdendo visibilidade no mercado. No entanto, algumas particularidades específicas precisam ser levadas em conta antes de iniciar um trabalho de comunicação.
Antes de começar, é primordial analisar o conteúdo pertinente ao assunto, formulado pelo Conselho Federal de Medicina, para conhecer as regras e proibições relacionadas à propaganda na área da saúde.
Destacamos alguns dos cuidados que o seu laboratório deve ter:
👉 Propagandas enganosas são proibidas, tanto no Código de Defesa do Consumidor, como no marketing laboratorial;
👉 Não é permitido usar a promoção de aparelhagem e tecnologia como insinuação de maior capacidade de atendimento;
👉 Não realize a exposição de seus pacientes, procure usar imagem de bancos pagos. Essa exposição pode atrapalhar mais do que favorecer o seu laboratório;
👉 Evite propagandas e campanhas de técnicas exclusivas, caso você não consiga realizar o que promete, o caso pode se enquadrar em propaganda enganosa;
👉 E por fim, não ofereça seu serviço por meio de permutas ou consórcio.
Esses são alguns dos critérios que compõem a legislação sobre o assunto e devem ser respeitados ao tratar de marketing laboratorial.
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