Atendimento laboratorial

Dicas para oferecer um atendimento de qualidade no laboratório

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso, é importante prestar atenção se o seu laboratório está oferecendo um bom atendimento.


Giovanna Bispo

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Dicas para oferecer um atendimento de qualidade no laboratório

A experiência dos consumidores mudou muito nos últimos anos, atualmente, eles estão mais exigentes e buscando por empresas que ofereçam mais do que um serviço, eles querem vivenciar uma experiência nos ambientes que frequentam e quando falamos do setor de saúde não é diferente.

Desse modo, os estudos de marketing já consideram uma vertente chamada Customer Centric, onde o consumidor é visto como o centro da organização, afinal, são eles os compradores que precisam ser bem atendidos. Dessa forma, a empresa precisa criar processos que façam as necessidades dos clientes serem atendidas.

Por isso, é essencial considerar o investimento em estratégias de marketing para o seu laboratório, e assim, proporcionar a satisfação dos seus pacientes contribuindo para a fidelização. Além disso, não podemos esquecer das estratégias para conquistar novos clientes, uma vez que a intenção de todo negócio é expandir, se não em tamanho, em faturamento.

Pensando nisso, separamos algumas dessas estratégias para auxiliar você nesse momento!

Relacionamento com o paciente 🤩

Atualmente, muitas pessoas entendem o Marketing Laboratorial como um posicionamento dentro das redes sociais, nós também vamos falar sobre a importância da presença digital, no entanto, o marketing vai muito além disso.

Quando falamos sobre marketing, queremos abordar toda a comunicação e relacionamento que você vai construir com seu paciente, uma vez que, ele precisa sentir que é mais do que um cliente em seu laboratório. Essa comunicação precisa despertar um desejo no seu paciente, para que ele queira escolher o seu estabelecimento quando precisar realizar um exame.  

Antes de iniciar um relacionamento, é primordial que você conheça bem o seu público alvo, ou seja, quem é o público em que você deve focar, para que se tornem seus clientes.

Alguns pontos podem direcionar você na elaboração dessa persona, confira:

  • Faça uma pesquisa de mercado;
  • Conheça os pacientes dos seus principais concorrentes; 
  • Ouça e registre tudo o que o seus primeiros clientes tem a dizer, e nunca deixe de ir atualizando seus cadastros; (porque você pode ter mais de um tipo de público);
  • Entenda quais são os canais de comunicação que essa pessoa utiliza;
  • Participe de eventos e procure inserir a marca do seu laboratório nos ambientes de convívio dos seus clientes.

Como desenvolver esse relacionamento?

O relacionamento precisa ser construído desde o momento que o paciente procura o seu laboratório até o mesmo em que ele recebe os resultados dos exames. A sua forma de comunicar-se precisa ser cordial, acolhedora e simpática em todas as etapas.

Recepção 😊

Os responsáveis por prestar o atendimento na recepção precisam ser ágeis e estarem realmente dispostos a atender as demandas do cliente.

Pense comigo… Se você for em um estabelecimento e for mal atendido no primeiro momento, dificilmente você esquecerá a primeira impressão. Não é apenas um ditado, a primeira impressão realmente importa!  

Coleta 🧪

Nesse momento é importantíssimo que os atendentes disponham de empatia pelo paciente, uma vez que, cada um pode se sentir de uma forma diferente, existem pessoas que são extremamente ansiosas que não gostam de agulhas e que possuem até medo do exame.

Assim como na recepção, o cuidado precisa estar presente nesse momento.

Entrega de resultados 📨

Pode ser que o seu paciente volte ao laboratório para adquirir os resultados dos exames, mas uma excelente forma de destacar-se dos seus concorrentes e garantir a satisfação do cliente, é disponibilizando o acesso de resultados online.

Dessa forma, você proporciona mais conforto e tranquilidade para os seus pacientes.

Portanto, falamos de forma bem resumida sobre as três principais áreas com quem o paciente tem contato direto, mas essa forma de ser não é exclusiva desses ambientes, o setor administrativo, os serviços gerais, os sócios, todos precisam desempenhar um estilo único de trabalho para que a comunicação não tenha ruídos.

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