Atendimento laboratorial

Evite a perda de pacientes na recepção do seu laboratório

Sabemos que um bom atendimento faz a diferença na hora de fidelizar e captar novos clientes. Seu laboratório oferece um bom atendimento?


Giovanna Bispo

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Evite a perda de pacientes na recepção do seu laboratório

Sabemos que um bom atendimento faz a diferença na hora de fidelizar e captar novos clientes. Em contrapartida, quando não realizado de forma profissional, pode causar diversos transtornos, fazendo com que você enfrente a perda de pacientes já na recepção de seu laboratório.

Sendo assim, entendemos que para um negócio conseguir se sustentar e crescer de forma saudável, é preciso focar na experiência e satisfação de seus pacientes, proporcionando um atendimento de qualidade e empatia, uma vez que, são esses diferenciais que vão contribuir para o sucesso do seu laboratório. 

Portanto, para ajudar você na construção de um bom atendimento, selecionamos algumas dicas que vão ajudar a evitar a perda de pacientes na recepção do seu laboratório. 

Continue a leitura para saber mais.

1. Foque em um atendimento humanizado

O atendimento humanizado é aquele focado em auxiliar o paciente com extrema atenção, de forma que, ele se sinta respeitado e ouvido, ele precisa sentir que o atendente tem o real desejo de solucionar as necessidades dele. 

Essa é uma maneira de deixá-lo mais a vontade, se sentindo confortável e seguro. Afinal, muitas vezes ao chegar no laboratório, o paciente pode estar tenso por saber que precisa realizar certos exames, ou até mesmo estressado, uma vez que em muitos casos, o exame solicitado necessita de jejum extensos. Sendo assim, ao oferecer um atendimento que seja atencioso e gentil, o paciente ficará mais tranquilo e satisfeito.

Esse atendimento humanizado, pode contribuir muito para fidelizar os clientes, pois os pacientes certamente irão lembrar da forma como foram bem tratados em seu laboratório. Portanto, treine seus colaboradores para que isso seja incorporado na cultura da organização.

2. Capacite seus recepcionistas com foco nos clientes 

Para realizar um atendimento de qualidade, padronizado e de excelência, é necessário que os profissionais possuam um certo preparo, uma vez que os pacientes precisam ser recepcionados da mesma forma por todos os atendentes.  

Quando os funcionários são despreparados, o atendimento acaba não sendo tão eficaz, fazendo com que as pessoas tenham que esperar muito tempo para serem atendidos, ou até mesmo, serem atendidos com erros no cadastro. Esse despreparo faz com que os pacientes percam a paciência e prefiram procurar outro laboratório. 

Portanto, é fundamental investir em treinamentos para os colaboradores, fazendo com que eles participem de atividades de capacitação e aprendizado, desse jeito, todos estarão bem preparados para oferecer um atendimento excelente e focado nos pacientes para que eles saiam satisfeitos do laboratório.

3. Mantenha o ambiente limpo e organizado

Um ambiente de trabalho desorganizado, gera insegurança aos pacientes, pois demonstram falta de atenção e organização, além de causar uma má impressão por se tratar de um negócio na área da saúde. 

Além disso, um ambiente mal organizado torna o atendimento mais demorado, uma vez que, pode ocorrer dificuldades para encontrar os documentos dos pacientes, ou para ter acesso aos instrumentos necessários para realização do atendimento e assim, acaba atrapalhando a boa experiência do cliente no laboratório.

Logo, é fundamental orientar os colaboradores a manter um certo nível de organização e limpeza, pois isso reflete na qualidade do atendimento, afinal quando o local de serviço é organizado, o atendimento é ágil e qualificado, deixando o paciente satisfeito. 

Dessa forma, é importante buscar padronizar esses processos através de treinamentos para a equipe, assim, certifica-se de manter a organização e limpeza do ambiente de trabalho.

4. Faça pesquisas de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma ótima ferramenta para avaliar a percepção dos pacientes sobre os serviços do seu laboratório, além de auxiliar na compreensão dos gestores em como melhorar o atendimento. 

Quando você sabe o que está causando insatisfação, fica mais fácil identificar o que fazer para melhorar a qualidade do atendimento, a entrega dos serviços e a satisfação dos clientes.

Desse modo, quando for realizar pesquisas de satisfação, é importante abordar todos os serviços que o paciente utilizou na visita ao seu laboratório. Alguns pontos que podem ser avaliados e aperfeiçoados são: 

  • Tempo de espera para atendimento;
  • Clareza das informações;
  • Localização e acessibilidade; 
  • Atendimento na recepção;
  • Estrutura física do local;
  • Limpeza, entre outros;

Não deixe de realizar essa pequena atividade na rotina do seu laboratório. 

5. Ofereça uma boa estrutura física

A estrutura física de um laboratório conta muito para o sucesso do empreendimento, afinal, com uma estrutura qualificada, eficiente e moderna, o processo para receber e acomodar os pacientes torna-se mais ágil, além disso, oferecer um ambiente agradável gera uma boa impressão do lugar, e assim contribui para uma experiência mais positiva para os clientes. 

A recepção é o primeiro lugar que os pacientes irão frequentar em seu laboratório, logo é essencial que ela seja pensada para proporcionar um bom acolhimento e um atendimento eficiente. Se não houver conforto e organização, é impossível prestar um atendimento de qualidade. 

Por isso, é importante pensar em algumas medidas para tornar sua recepção mais ágil, moderna e organizada. Algumas dicas que podem ser levadas em consideração são:

  • Ofereça assentos suficientes, de modo que nenhum paciente tenha que aguardar para ser atendido em pé, para isso, é bom ter uma área de recepção que seja espaçosa;
  • Forneça elementos de entretenimento como televisão, revistas, Wi-fi, cafezinho, para que os clientes esperem pelo atendimento com mais tranquilidade e conforto;
  • Disponibilize cadeiras mais confortáveis para o público que apresenta necessidades especiais, como grávidas, idosos, obesos, entre outros. 
  • Certifique-se que sua recepção tenha uma temperatura agradável, boa iluminação e água à disposição dos pacientes. 

Portanto, a fim de evitar a perda de pacientes na recepção, recomendamos investir em oferecer um atendimento personalizado, ágil e de qualidade, dessa forma, todas as práticas que listamos são fundamentais para trabalhar nesse sentido.

É importante lembrar que o sucesso do seu laboratório depende de pequenas ações diárias que garantam a eficiência do seu processo e a satisfação dos seus pacientes. 

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